Nutrição

Escrita pela nutricionista Esther Neumann, essa serie de palestras está dando uma introdução simples e balanceada no assunto da nutrição saudável. É ideal para usar em uma serie de classes culinárias, podendo ser utilizado também em outras palestras e seminários. Nas palestras didáticas são explicadas termos importantes (como aminoácidos ou gorduras hidrogenadas) e são transmitidos conceitos da alimentação natural em linguagem simples, incluindo conselhos práticos, explicando a sua importância.

O conteúdo se apresenta em 2 formatos: 4 palestras maiores (ca. 40 min) apresentando os nutrientes principais e sua importancia, ou alternativamente dividido em 12 palestras menores (ca. 15 min), podendo ser assim usado em uma Escola de Culinária continua, dando conteúdo por um ano, fazendo encontros mensais.

Serie 4 Palestras

1. Introdução e Micronutrientes
A palestra começa com uma reflexão de vários hábitos e fatores psicológicos que formam nossos hábitos alimentares. Na segunda parte tratamos da importância das vitaminas, minerais e fitoquímicos em nossa dieta. Estamos explanando as funções e classificações desses micronutrientes, como sinais de deficiências. Depois de criar esse fundamento, focamos na importância de consumir uma variedade de frutas e verduras em abundancia, para suprir a nossa demanda de micronutrientes em uma forma balanceada e natural.

2. Carboidratos
Depois de definir a terminologia e explicar os diferentes tipos de carboidratos, estamos tratando dos problemas associados em comer açúcar e produtos refinados. Depois explicamos o processo digestivo dos carboidratos, e as respostas diferentes de açúcares simples e os  amidos mais complexos. Exploramos a importância das fibras na alimentação, comparando a resposta da insulina por alimentos açucarados e alimentos fibrosos. Terminamos dando uma enfase na importância das fontes naturais e não refinadas de carboidratos na nossa dieta.

3. Proteínas
Essa palestra examina o mito, que um alto consumo de proteína é essencial para uma boa saúde. Como surgiu esse mito, e porque é repetido ainda com persistência? Depois de esclarecer os fatos, olhamos por perto nos aminoácidos – os blocos básicos constituindo as proteínas. Explicamos o conceito de aminoácidos complementares e o processo digestivo. Mostrando o ciclo do acido úrico, explicamos os efeitos negativos do excesso de proteínas. Depois de olhar nos problemas da ingestão de carne, fechamos em apresentar a dieta ideal que Deus apresentou em Gênesis 2 e 3.

4. Gorduras
Detonamos os maus conceitos sobre as gorduras. Para que servem? Quais são as diferenças entre gorduras saturadas e insaturadas. Qual a importância de Ômega 3? Como se comparam os óleos diferentes na composição e nas propriedades? O que é colesterol e onde se encontra? O que falar das gorduras trans? Concluimos que seguindo o plano de Deus para uma dieta natural é a melhor escolha.

Serie 12 Palestras

  1. Introdução
  2. Vitaminas
  3. Fitoquímicos
  4. Digestão
  5. Carboidratos – Açúcar
  6. Fibras
  7. Proteínas
  8. Excesso de Proteínas
  9. Desjejum
  10. Gorduras
  11. Colesterol
  12. Controle de Peso

Os scripts para as palestras são inclusos no CD e podem ser imprimidos. Veja o exemplo do script para a palestra sobre carboidratos.

1 CD
R$20